Este é um espaço destinado a todos.
A sua participação é importante!
Comente, divulgue o blogue.
edroso.lomba@gmail.com
Tempo
Etiquetas
ASCRAEL
(17)
Famílias
(1)
Fotografias
(61)
Nota do bloguer
(33)
Por Anabela Marques
(11)
Por Aurélio Grilo
(2)
Por Dirceu Espinha
(3)
Por Francisco Rio
(2)
Por Lúcia Santos
(16)
Por Norberto Diegues
(14)
Por Tiago Gonçalves
(1)
Cuidado com a ASAE.
ResponderEliminarDecreto-Lei n.º 28/84, de 20 de Janeiro, proíbe o abate de suínos fora dos estabelecimentos aprovados para o efeito (Matadouros), se os mesmos se destinarem ao consumo público, consubstanciando esta prática crime contra a saúde pública.
ResponderEliminarAssim, atento ao referido diploma, a única finalidade legalmente admitida para o abate de suínos para consumo humano fora dos estabelecimentos aprovados, é a destinada ao autoconsumo, ou seja, sem qualquer finalidade comercial.
Neste contexto e nos termos do disposto no Decreto-Lei n.º 142/2006, de 27 de Julho, a Direcção Geral de Veterinária emitiu um edital “Edital matança de animais das espécies suína, ovina, caprina, de aves de capoeira e de coelhos de criação, fora dos estabelecimentos aprovados”, que veio permitir o abate de suínos, fora dos estabelecimentos aprovados, em duas situações:
1. O abate de suínos é permitido desde que as carnes obtidas se destinem a ser consumidas no local e desde que sejam respeitadas as condições estipuladas no referido Edital.
(vide “Abate de animais para consumo humano fora dos estabelecimentos aprovados”)
2. O abate tradicional de suínos fora dos estabelecimentos autorizados para o efeito é permitido, sempre que as carnes se destinem a ser consumidas em eventos ocasionais, mostras gastronómicas ou de carácter cultural, e desde que respeitadas as condições estipuladas no referido Edital.
(vide “Abate de animais para consumo humano fora dos estabelecimentos aprovados”)
Fonte:Site da ASAE