Tempo

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Plano de actividades ASCRAEL, 2010/11

Foi-nos enviado pela direcção da ASCRAEL, para dar conhecimento a todos os interessados, sócios e não-sócios, o plano de actividades para o ano 2011.
Esperamos que corra tudo como planeado e que haja muita gente a participar nos eventos agendados.
***
 Plano de actividades ASCRAEL, 2010/11

1- Titulo
Plano de actividades
1.1- Descrição da temática
Este plano de actividades, para o ano 2011, destina-se à Associação Sociocultural Recreativa e Ambiental de Edroso de Lomba, Vinhais. Cumprindo uma vez mais, a disposição desta associação apresentamos, para vossa análise e eventual aprovação, o plano de actividades para o ano 2011.
Este documento, que hoje constitui um plano de intenção, para a associação será, após vossa aprovação mais um instrumento orientador da nossa actuação ao longo do ano 2011.
Num quadro que é de crise global, apresentamos um projecto que vem na linha do trabalho desenvolvido nos últimos anos e que encerra acções e medidas que pretendem concretizar os objectivos de melhoria contínua e desenvolvimento desta associação. As actividades apresentadas foram definidas em função da disponibilidade de recursos e das necessidades percebidas.

2- Levantamento de necessidades
A avaliação de necessidades, assume grande relevância na implementação de um projecto, é o primeiro passo em busca da realidade. Tendo em conta, que esta fase se caracteriza pela abordagem ao público-alvo será pertinente considerar o possível desconhecimento deste relativamente à problemática. Nessa perspectiva a busca da realidade para o presente plano de actividades, terá como primeiro suporte um questionário informal, realizado ao público-alvo. (utentes e sócios da associação). Assim sendo, foi com um elevado grau de consenso que a associação sociocultural recreativa e ambiental de Edroso de Lomba, deliberou que para o ano 2011, as actividades estejam direccionadas para a sociabilização/convívio, da população envolvente. Desta forma, será também intenção dar relevância às tradições e costumes inerentes a esta zona rural. 

3- Pertinência social da acção
A população idosa aumenta consideravelmente e é uma das características marcantes da evolução demográfica no nosso país, não se verificando aqui diferença em relação aos restantes países industrializados. O envelhecimento é um processo contínuo e incontornável que implica que ao longo da vida humana se proceda a permanentes ajustamentos (internos e externos) como forma de adaptação a uma realidade cambiante. Nessa perspectiva, o grupo maioritário da comunidade envolvente à ASCRAEL não é imune. Faz então sentido, canalizar esforços com o propósito de minimizar o impacto negativo resultante da realidade explícita na comunidade de Edroso de Lomba, fortemente marcada por um isolamento social.

4- Objectivos
Os objectivos a que o presente plano de actividades se propõe, atingir com a sua implementação sustentada na avaliação de necessidades são os seguintes:
4.1- Objectivos gerais.
Os objectivos gerais para o presente plano de actividades foram ancorados na oposição à construção social acerca da pessoa idosa, nas sociedades contemporâneas, que os remete para uma fragilidade e insegurança, contrariamente àquilo que acontecia em culturas anteriores. Se recuarmos algumas décadas, compreendemos facilmente que a idade avançada era comummente associada a prestigio, poder e até riqueza material e espiritual. Nessa perspectiva é também objectivo deste plano consciencializar a comunidade envolvente à ASCRAEL para uma reflexão relativamente a alguns estereótipos negativos com que são conotados os idosos.
4.2-Objectivos específicos:
Promover um ambiente aprazível e salutar entre sócios e não sócios da ASCRAEL, dinamizando o convívio/socialização, entre os mesmos bem como facilitar encontros inter-geracionais. Por fim, dar continuidade e expressão às especificidades culturais inerentes à respectiva localidade.

5- Possíveis ajustamentos
É possível que se verifiquem alterações, ao nível da planificação e calendarização das actividades em função da disponibilidade de recursos, humanos e/ou financeiros. Sendo que, as possíveis alterações não poderão implicar o prolongamento do plano para além do proposto.



6- Plano provisório de actividades - 2011

ACTIVIDADES
LOCAL DE REALIZAÇÃO
DATA *
Festa de fim-de-ano
Sede da ASCRAEL.
31-12-2010
“Serra da Velha”
Edroso de Lomba
Data a definir
Encomendar as almas (com registo audio)
Edroso de Lomba
Data a definir
Travessorias
Edroso de Lomba
Sábado de Páscoa
Sardinhada dos Santos Populares
Edroso de Lomba, no largo do “Campo”.
Junho, em data a definir
Passeio de BTT por Terras de Lomba
Freguesias de Quirás e Vilar Sêco
Julho, em data a definir
Torneio de Futebol de cinco
Edroso de Lomba, no largo da escola
Agosto, em data a definir
Torneio de snooker e de matrecos
Sede da ASCRAEL
Agosto, em data a definir
Exposição fotográfica sobre cenas passadas da vida quotidiana da aldeia
Sede da ASCRAEL
Agosto
Magusto de S. Martinho
Edroso de Lomba, no largo do “Campo”.
01-Nov
Exames de rotina, prestados por unidade móvel de saúde
Sede da ASCRAEL
Trimestralmente sem data fixa

* As datas ou períodos previstos para a realização das actividades podem, por motivos imponderáveis, sofrer alterações.

Edroso de Lomba, 20 de Novembro de 2010
A direcção da Associação


7- Cronograma:


Descrição das actividades
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Festa de fim-de ano











Serra da Velha

X









Encomendar das almas com registo áudio 


X








Travessorias



X







Sardinhada dos Santos Populares





X





Gravação dos cantares da cegada






X




Passeio BTT por terras de lomba







X



 Torneio de Lomba em futebol cinco. Torneio snooker e matrécos. Exposição fotográfica.







X
*
*

Magusto,                 S. Martinho.










X

* Actividades a definir.

8- Actividades com implementação em curso
O aumento da população idosa na aldeia de Edroso, é um facto incontornável. No âmbito dessa realidade a ASCRAEL, Procura após alguma persistência junto da sub-região de saúde de Bragança assegurar um maior bem-estar a esta população através, de preventivos, levados a cabo por um grupo de profissionais de saúde (unidade móvel) que visitam a aldeia trimestralmente. Esta intervenção, conta com exames de rotina, curativos quando necessários e encaminhamento.  

9-Actividades não planeadas mas sugeridas para discussão
Festa de fim de ano 2010/11

10-Avaliação
Tendo em conta que o processo de avaliação deve ser contínuo, para poder introduzir as alterações necessárias, no final de cada actividade, os orientadores serão questionados em debates informais acerca dos conteúdos da actividade. A finalidade dos debates, será também saber, se as actividades correspondem ou não às expectativas, bem como chegar a consenso sobre aquilo que deve ser melhorado para as próximas sessões. Também para avaliar os métodos utilizados, os horários, espaço físico da actividade e clareza da mesma. A avaliação final terá lugar após um debate informal no final do ano, com todos aqueles que queiram participar.





2 comentários:

  1. Concordo com o plano de actividades e acho a ideia da festa de fim de ano muito boa. Todos nos podiamos reunir na associação depois do jantar ou para perto da meia-noite e levavamos cada um um farnelzinho para comermos em conjunto e festejar.

    ResponderEliminar