Tempo

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Terras de Lomba


As Terras de Lomba são uma região do actual concelho de Vinhais, Distrito de Bragança, Portugal. A sua origem e identidade próprias derivam de seu isolamento e prosperidade em tempos longínquos. É uma terra mesopotâmica, isto porque corresponde a um planalto ou lomba confinado entre os rios Mente e Rabaçal que correm paralelamente até se reunirem no extremo meridional.

Abrange 14 aldeias, todas elas devem parte do seu nome à terra a que pertencem, seguindo a seguinte construção"...de Lomba": Cisterna, Vilarinho, Quirás, Edroso, Passos, Vilar Sêco, Gestosa, Frades, Edral, Ferreiros, Sandim, Brito, Vilar, São Jumil; e 2 quintas, a quinta de Tresmonte e a quinta de Amanso.

É uma região habitada deste tempos remotos, com ricos vestígios da cultura castreja. Foi concelho por vários séculos, tendo-lhe sido concedido foral por D. Dinis em 1311 e 1324, inicialmente teve como sede S. João de Lomba (que já não existe actualmente) e posteriomente Vilar Sêco de Lomba. Chegaram a integrar esse concelho as freguesias de Pinheiro Novo e Segirei que estão fora dos seus limites físicos, mas que gozavam de grande isolamento em relação a outras localidades que não as de Lomba. O concelho de Lomba foi extinto em 1836. Em 1801 tinha 2 348 habitantes. Actualmente esta região não deve ser habitada por mais de 1000 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário