Este é um espaço destinado a todos.
A sua participação é importante!
Comente, divulgue o blogue.
edroso.lomba@gmail.com
Tempo
Etiquetas
ASCRAEL
(17)
Famílias
(1)
Fotografias
(61)
Nota do bloguer
(33)
Por Anabela Marques
(11)
Por Aurélio Grilo
(2)
Por Dirceu Espinha
(3)
Por Francisco Rio
(2)
Por Lúcia Santos
(16)
Por Norberto Diegues
(14)
Por Tiago Gonçalves
(1)
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Terras de Lomba
As Terras de Lomba são uma região do actual concelho de Vinhais, Distrito de Bragança, Portugal. A sua origem e identidade próprias derivam de seu isolamento e prosperidade em tempos longínquos. É uma terra mesopotâmica, isto porque corresponde a um planalto ou lomba confinado entre os rios Mente e Rabaçal que correm paralelamente até se reunirem no extremo meridional.
Abrange 14 aldeias, todas elas devem parte do seu nome à terra a que pertencem, seguindo a seguinte construção"...de Lomba": Cisterna, Vilarinho, Quirás, Edroso, Passos, Vilar Sêco, Gestosa, Frades, Edral, Ferreiros, Sandim, Brito, Vilar, São Jumil; e 2 quintas, a quinta de Tresmonte e a quinta de Amanso.
É uma região habitada deste tempos remotos, com ricos vestígios da cultura castreja. Foi concelho por vários séculos, tendo-lhe sido concedido foral por D. Dinis em 1311 e 1324, inicialmente teve como sede S. João de Lomba (que já não existe actualmente) e posteriomente Vilar Sêco de Lomba. Chegaram a integrar esse concelho as freguesias de Pinheiro Novo e Segirei que estão fora dos seus limites físicos, mas que gozavam de grande isolamento em relação a outras localidades que não as de Lomba. O concelho de Lomba foi extinto em 1836. Em 1801 tinha 2 348 habitantes. Actualmente esta região não deve ser habitada por mais de 1000 pessoas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário