Tempo

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Fontes da nossa aldeia

Presenteamo-vos com duas das três fontes da nossa aldeia (fonte de Ópilo, fonte do Bárrio, fonte de Vale Castenheira).

Antigamente na Fonte do Bárrio, mais conhecida por fonte de baixo, era recolhida a água para consumo doméstico com cântaros. Desta fonte também se regavam as hortas circundantes (eidos da fonte baixo). A rega das hortas era dividida por dias para várias pessoas de modo a que não se usasse a água toda de uma vez porque era pouca, costume que ainda hoje se mantém. Ao lado há ainda um tanque onde bebem os animais.

Na Fonte de Ópilo, a principal fonte da aldeia, onde também se recolhia água para consumo doméstico, lavava-se a roupa no lavadeiro ainda lá existente embora já não aproveitado para esse propósito.



Fonte do Bárrio

Fonte de Ópilo


2 comentários:

  1. foi aqui nesta lindas fontes, que muitas mulheres atuais namoravam com seus maridos. e essas meninas da altura, ate bertiao a agua em, para que as suas maes,as mandasem novamente a buscar agua, ja que tinham marcado encontro,com seu namorad.

    ResponderEliminar
  2. muito boa tarde caros conterranios,sendo hoje dia de s.valentim,mais concretamente dia dos namorados,nao podia deichar de fazer lembrar, que aqui nestas duas fontes,se faziam os encontros dos namorados,e namoradas.pois eram locais de belos encontros e omde se trocavam alguns beijos e abraços.

    ResponderEliminar